Rio Branco - Acre, 20/02/2020

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Prefeitura de Rio Branco lança campanha para atualização de cadernetas de vacinação

Com o objetivo de aumentar os índices de cobertura vacinal em todos os públicos, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, o lançamento da campanha para a atualização da caderneta de vacina. Crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos devem procurar as unidades de saúde para reverter a queda no número de vacinas aplicadas para a prevenção de diversas doenças.
 
De acordo com o secretário de Saúde da capital, Oteniel Almeida, as vacinas são importantes para a redução de doenças infecciosas, hospitalizações, gastos com medicamentos e mortalidade, além de ajudar na erradicação de enfermidades. “Com essa campanha, nós vamos fornecer as informações para que as pessoas possam tirar suas dúvidas, falar sobre a eficiência das vacinas e apresentar estratégias que possam garantir que todas as pessoas que quiserem possam ser vacinadas. Nós temos estratégias principais de atuação, a primeira é manter as unidades de saúde sempre abertas, a segunda é fazer durante a matrícula e rematrícula das escolas a atualização das cadernetas, e a terceira é fazer visitas domiciliares nas áreas mais vulneráveis”, disse.
 
A falsa sensação de que com o sucesso das imunizações não há mais necessidade para a vacinação, o desconhecimento sobre a importância e benefícios das vacinas, os horários de funcionamento das unidades de saúde, incompatíveis com as novas rotinas, e a disseminação de fake news são apontados como os principais fatores na queda das vacinações.
 
A ação também conta com o apoio das Secretarias do Estaduais de Educação e Saúde, Conselhos Tutelares e Ministério Público do Estado. “Quero parabenizar a Prefeitura de Rio Branco e a estratégia antecipada dos órgãos envolvidos nessa ação que tem o objetivo de elevar os índices de cobertura vacinal no estado”, disse o promotor de Justiça Glaucio Oshiro.
 
Ao apresentar a campanha, a prefeita Socorro Neri aproveitou para anunciar a ampliação dos horários de atendimentos nas unidades básicas de saúde do município. A partir dos próximos dias, as Unidades de Referência da Atenção Primárias (Urap's) vão funcionar em três escalas e atender também no período entre o meio-dia e 14h. “Nós temos percebido com muita preocupação essa queda no número pessoas que procuram se imunizar. A vacina é uma escolha individual, mas ao mesmo tempo é uma questão de saúde pública. Uma criança, uma pessoa não vacinada pode transmitir doenças para outras pessoas e isso se transformar num grande problema para todos. Portanto, é uma escolha que devemos fazer, mas conscientes de que é uma escolha para cuidarmos bem das nossas crianças, jovens, idosos e de nós mesmos”, enfatizou a prefeita.
 
A campanha para a atualização das cadernetas vai até maio, a expectativa é alcançar 95% de todos os públicos que necessitem de vacinação.
 
 
Andryo Amaral, da Diretoria de Comunicação
Fotos Fagner Delgado
There are three major facts that should be watched out for in all payday loans in the United States. http://www.nak.org/pay/

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 18-02-capa

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

Prefeitura de Rio Branco - Horário de Atendimento: 08h às 18h
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) 3212-7040