Rio Branco - Acre, 23/03/2019

onde-estamos-trabalhando-limpeza-manutencao-ruasBANNER PORTAL TRANPARENCIA-alterado2782015 

Últimas Notícias

Jornalista Vinicius Dônola promove contação de história sobre o Acre em Escola municipal

O jornalista e escritor Vinícius Dônola promoveu nesta quarta-feira, 5, uma contação de histórias a duas turmas do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Bacurau, na Vila Betel. A contação foi baseada no livro 'Histórias do Pequeno CO2', lançado em Rio Branco no final de 2013 e com previsão de relançamento em 2019.
 
Vinicius Dônola conta que a inspiração para escrever Histórias do Pequeno CO2 surgiu após uma viagem de trabalho a Xapuri. Pelo caminho, o jornalista ia observando o grande número de castanheiras morrendo nas pastagens, o que gerou intensa comoção e vontade de escrever sobre o tema. Descobriu, nessa viagem, que é a abelha mangangá a responsável por garantir as gerações seguintes de castanhais. Essa abelha - contou Dônola- às crianças, sofre com a derrubada das árvores que vivem no entorno das castanheiras, usadas por ela chegar ao topo e promover a polinização.  “A mangangá precisa de outras árvores para chegar até a copa da castanheira”, contou o jornalista.
 
O “CO2” é um menino molécula que vive na casca de uma castanheira, tem muito medo de ser transformado em fumaça e ser mandado para uma prisão que envolve o planeta Terra. A contação da história do Pequeno CO2 teve intensa participação dos pequenos estudantes, que fizeram perguntas e intervenções que deixaram Vinicius Dônola impressionado. O jovem Rafael, por exemplo, quis saber se a mangangá come as castanhas no chão. Vinicius explicou que elas precisam voar até a copa se alimentar e polinizar as flores da castanheira.
 
O secretário Márcio Batista avaliou o evento como essencial para fortalecer o ludismo através da literatura. “Alimenta o interesse pela leitura a partir da presença do escritor e jornalista”, observou o secretário.
 
Vinicius Dônola se diz “apaixonado” pelo Acre e que segue se inspirando no universo cultural do Estado para compor suas obras. Ele estará na abertura do Prêmio Jorge Said de Comunicação, que acontece nesta sexta-feira, 7, às 20h no buffet Afa Jardim.
 
Participaram do evento o secretário de Educação de Rio Branco, Marcio Batista, gestores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a diretora da Escola Francisco Bacurau, Rosângela Fonseca.
 
 
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM
Do you need Missouri Loans Online as soon as possible? In rare cases, the smarting in eyes and the tumefaction of eyelids can happen. In case of long term Cialis Black administration the side effects become less perceptible or disappear at all.

COM VOCÊ NO DIA A DIA

com vc dia a dia 18032019

VÍDEOS

MAIS VÍDEOS

PREFEITURA DE RIO BRANCO
Rua Rui Barbosa, 285 – Centro - Rio Branco/AC - CEP: 69.900-901 - Tel.: (68) (68) 3212-7040